05/01/2018 10h14

Prefeitura entrega novos uniformes e protetores solares para Agentes de Saúde

A Prefeitura Municipal de São Gabriel da Palha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, efetuou na manhã desta sexta-feira (5) a entrega de novos uniformes para os 76 agentes comunitários de saúde que atuam na Atenção Básica no município.

O ato de entrega contou com a presença do Secretário Municipal de Saúde Roberto Morandi e do Vice Prefeito, Léo Bragato.

Na ocasião foram entregues 380 uniformes (cinco camisetas para cada agente), 760 bloqueadores solares fator 60.

As ações dos agentes de saúde incluem - entre outras - estimular continuamente a organização comunitária; fortalecer elos entre a comunidade e os serviços de saúde; coletar dados sobre aspectos sociais, econômicos, sanitários e culturais; orientar a comunidade para utilização adequada dos serviços de saúde; registrar nascimentos, doenças de notificação compulsória e de vigilância epidemiológica e óbitos ocorridos; cadastrar todas as famílias da sua área de abrangência; acompanhamento de gestantes e nutrizes; incentivo ao aleitamento materno e o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança.

Cabe-lhes também orientar, por meio de visitas, distribuição de folhetos e informações, sobre prevenção de doenças, direcionando os casos mais graves para os níveis de atendimento superiores em termos de complexidade.

FONTE: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE