02/04/2025 12h33

Escola promove projeto “MÃOS QUE FALAM”

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Anna Cavatti Colombi localizada em São GabrieL da Palha-ES, está realizando um projeto inovador que une a educação, a comunicação e a inclusão. O projeto “MÃOS QUE FALAM” tem como objetivo ensinar a Língua Brasileira de Sinais (Libras) aos alunos ouvintes e surdos, além de promover a cultura da comunidade surda e o uso de tecnologias digitais.

O projeto surgiu da necessidade de acolher uma aluna com deficiência auditiva Valenthyna Aparecida Wolfgram que ingressou na escola em 2025 no primeiro ano. A partir daí, a escola mobilizou todo o grupo escolar para aprender Libras e se comunicar com a aluna. O projeto também visa atender à legislação que prevê o ensino de Libras nas escolas públicas e privadas.
O projeto é desenvolvido no turno Vespertino em que a estudante está matriculada, hoje com 152 estudantes que participam de atividades lúdicas e interativas envolvendo Libras, músicas, histórias, poesias, jogos manuais, jogos digitais, blog, site e outros gêneros. As aulas são ministradas pela professora Rubiani de Fátima Roque de Freitas.


Segundo as coordenadoras do projeto, Rubiani de Fátima Roque de Freitas (Professora Tradutora e Intérprete de Libras) Jocinéia Lopes Lenhaus (Supervisora Escolar) e Jakseilla da Penha Suaves Montovanelli (Diretora Escolar) os resultados têm sido positivos, tanto para os alunos surdos quanto para os ouvintes. Os alunos relatam que estão aprendendo uma nova língua e uma nova cultura, além de se sentirem mais integrados e respeitados. Os pais também elogiam o projeto e afirmam que seus filhos estão mais motivados e felizes com a escola.

O projeto “MÃOS QUE FALAM” é um exemplo de como a escola pode contribuir para a formação de cidadãos conscientes e solidários, que valorizam a diversidade e a inclusão. O projeto também demonstra a importância da parceria entre as instituições de ensino para o avanço da ciência e da educação no Brasil.