História

SÃO GABRIEL DA PALHA

A POVOAÇÃO COBERTA DE PALHA

Imaginem uma clareira aberta à foice, machado e facão no meio da mata, perto de um córrego que abastecia de àgua os primeiros colononizadores. Imaginem ainda as primeiras palhoças construídas nessa clareira, feitas de barro, madeira e cobertas de palha.

Era assim, em sua origem, a povoação de SÃO GABRIEL DA PALHA/ES.

O nome Palha, quase um sobrenome, foi devido aos tetos de palhoças construídas pelos primeiros colonizadores do lugar.

Bertolo Malacarne foi um deles. E também Anísio Matias (ajudande e imediato de Malacarne) e sua mulher Dona Pequena que colaborou na fiscalização e na distribuição de lotes de terra para os colonos.

*FOTO: INSTALAÇÃO DE ENERGIA NO ANTIGO PRÉDIO DA PREFEITURA-1963

DADOS GEOGRÁFICOS

O município de São Gabriel da Palha localiza-se na região noroeste do estado do Espírito Santo, ocupando atualmente uma área de 432 km², distante 212 km da capital do estado, Vitória.

Limita-se ao norte com Nova Venécia e São Mateus, ao Sul com São Domingos do Norte, a leste com Vila Valério e a oeste com Águia Branca.

Possui um relevo fortemente ondulado e montanhoso, com uma altitude de 180 metros, possuindo em alguns locais e altitudes a 400 metros acima do nível do mar.

Economia

São Gabriel da Palha é conhecida pelo seu principal produto, o café Conilon, onde grandes e pequenos agricultores buscam sua fonte de renda e sustentabilidade econômica, a cidade possui a mais importante Cooperativa Agrária de Cafeicultores de Conilon do Mundo.

Além do café também é cultivado outros produtos como, o côco, feijão, milho, mandioca e criação de gado leiteiro. Nos últimos anos São Gabriel da Palha vem se destacando e transformando-se num grande Polo de Confecção Têxtil, que proporciona geração de empregos.