28/02/2020 13h35

EDUCAÇÃO REALIZA ENTREGA DE MATERIAIS DO PAES ÀS ESCOLAS MUNICIPAIS DE SÃO GABRIEL DA PALHA.

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) se São Gabriel da Palha realizou a entrega do material ofertado pelo pacto pela aprendizagem no Espírito Santo (PAES), do Governo do Estado, às escolas municipais. Esse material será utilizado pelos alunos e professores do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, além dos alunos do 3º ano não alfabetizados.

Em São Gabriel da Palha, o PAES é coordenado pela pedagoga Adoracy Soares de Almeida que monitora as ações e resultados do pacto no município. Pode-se analisar que os resultados da aprendizagem, em leitura e escrita, obtidos a partir da utilização do Material Estruturado do PAES, nos anos de 2018 e 2019, aliados a outras ações da SEMED como formação de professores, uso da metodologia de sequências didáticas, assessoramento, monitoramento do trabalho pedagógico, planejamento coletivo nas escolas e trabalho em equipe, foram bem significativos.

Conforme os dados da SEMED em 2018, cada aluno do 1º ano do Ensino fundamental recebeu um kit com três cadernos de Escrita, um Livro e um Caderno de Jogos, enquanto cada professor recebeu seu kit com 18 cartazes, Cadernos de Registros e Proposta Pedagógica. No mesmo ano, foi desenvolvido o projeto piloto com uma turma de 2º ano, no município, a fim de conhecer o material a ser utilizado por todas as turmas do 2º ano em 2019. O material do 1º ano também foi utilizado no Projeto de Alfabetização com alunos de 3º ano não alfabetizados.

Já em 2020, a Prefeita Lucélia Pim da Ferreira Fonseca, a Secretária Municipal de Educação Rosa Maria caser Venturim e a

Coordenadora do PAES Adoracy Soares de Almeida realizaram a entrega do Material Estruturado do PAES para 732 alunos e 41 professores para as turmas dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, sendo 21 kits dos professores e 382 kits dos alunos do 1º ano, e do 2º ano 20 kits dos professores e 350 kits dos alunos.

PAES

O Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (PAES) teve origem na iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) que, diante de resultados insatisfatórios, em alfabetização no Estado, buscou referências educacionais que revelassem avanços significativos no desempenho dos estudantes da Educação Básica.

Desta forma, foi firmado o pacto, entre estado e municípios, com o objetivo de assegurar o atendimento às crianças da Educação Infantil, oferecer assessoria técnica à Rede Estadual e Municipal e contribuir com o desenvolvimento das competências de leitura e escrita ate o 3º ano do Ensino Fundamental. E uma das ações implementadas pelo Paes, no Eixo Fortalecimento da Aprendizagem, foi à distribuição de Material Didático e Pedagógico a ser utilizado nas salas de aula por professores e alunos.

A Prefeita Lucélia Pim da Ferreira Fonseca, a Secretária Municipal de Educação Rosa Maria caser Venturim e aCoordenadora do PAES Adoracy Soares de Almeida realizaram a entrega do Material