15/05/2020 12h36 - Atualizado em 15/05/2020 12h39

Nos solidarizamos ao servidor e aos Médicos Veterinários

O Município de São Gabriel da Palha vem a público repudiar as falas e agressões proferidas no dia 13 de maio e reafirmadas na noite de 14 de maio de 2020 por um radialista do município contra o nosso servidor efetivo Rafael Henrique de Mello, falas as quais também refletiram e ajudaram a desinformar a população sobre o exercício da atividade da medicina veterinária na assistência da saúde humana.

Nos solidarizamos ao servidor e aos Médicos Veterinários que estão dispondo de seu conhecimento e trabalho para auxiliar os estados e municípios brasileiros no combate ao COVID-19.

O servidor que foi alvo das agressões é referência técnica do COVID-19 e faz parte do Comitê de Operações Emergenciais em Saúde – COE do Município, tendo prestado seus serviços com destreza e elevada competência, quase que diuturnamente.
É importante esclarecer que um dos princípios que regem a medicina veterinária é empenhar-se para melhorar as condições de saúde animal E HUMANA, conforme art. 3º do Código de Ética da profissão.

Nesse sentido, os comitês definidos pelas autoridades municipais para o combate ao COVID-19 são compostos por profissionais de diversas áreas, inclusive da medicina veterinária, no intuito de que com a interconexão das atividades profissionais as decisões administrativas sejam tomadas da melhor maneira possível.

Reforçamos que neste momento é de suma importância seguir as orientações das autoridades competentes do Município, do Estado e do Ministério da Saúde, tendo em vista que elas são pautadas em protocolos científicos.

Em relação ao senhor que proferiu as agressões e notícias falsas, informamos que infelizmente tais atos não são inéditos e que está sendo analisada a possibilidade do Município tomar medidas administrativas e judiciais para coibir que tais atos sejam reiterados, obviamente que dentro dos ditames legais.

Prefeitura Municipal de São Gabriel da Palha/ES.