25/06/2026 12h36

Prefeitura de São Gabriel da Palha e Governo do ES, realizam Entrega de Óculos Gratuitos no Ginásio de Esportes

A Prefeitura Municipal de São Gabriel da Palha em conjunto com o Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nesta quinta-feira (25) a entrega de mais 400 óculos para a população. O evento aconteceu a partir das 8h no Ginásio de Esportes. A iniciativa faz parte das ações contínuas de atenção básica e promoção da saúde no município.

A entrega de óculos gratuitos é resultado de um trabalho conjunto entre a Secretaria Municipal de Saúde e os agentes comunitários de saúde, que realizaram triagens e encaminhamentos prévios. Moradores que realizaram o cadastro e a avaliação oftalmológica poderão retirar seus óculos novos no local indicado. A ação reforça o compromisso da gestão municipal com a prevenção da cegueira evitável e com a qualidade de vida da população de São Gabriel da Palha.

Visão Governamental
Alinhada às diretrizes do Ministério da Saúde, a ação reflete a visão do Governo Federal de que o investimento na atenção primária é o caminho mais eficaz para democratizar o acesso à saúde. Para a gestão federal, garantir óculos gratuitos na base não apenas promove a inclusão social e melhora o rendimento escolar e produtivo dos cidadãos, mas também reduz significativamente a demanda e os custos estruturais com tratamentos de média e alta complexidade no SUS, evitando o agravamento de problemas refrativos simples.