21/05/2018 10h22 - Atualizado em 28/05/2018 12h31

Festival de música de São Gabriel da Palha - FEMUSGA

Abertas inscrições para oficinas do 1º Femusga - Festival de Música de São Gabriel da Palha

 

O norte do Espírito Santo entra definitivamente na rota dos grandes eventos musicais com o Femusg, o Festival de Música de São Gabriel da Palha. Realizado com recursos do edital de música do Governo do Estado, o evento reunirá músicos capixabas e de diversos estados, entre os dias 18 e 22 de julho, em São Gabriel da Palha, localizado a 200 km de Vitória.

 

As inscrições para as oficinas já estão abertas e podem ser feitas diretamente no site da Prefeitura de São Gabriel da Palha. Serão ofertadas aulas diversas, com vários dos principais músicos brasileiros em cada instrumento. São eles: Flauta (Samanta Santos); Clarineta (Fredmam Fernandes); Saxofone (Lucas Mota); Trompete (Vinicius Novais); Low brass, Trombone, Euphonium e Tuba (Cleverson Zavatto), Percussão (Léo de Paula) e Regência (Eduardo Lucas).

 

As inscrições para as oficinas já estão acontecendo e vão até o dia 08 de junho. O resultado será no dia 15 de junho. Cada oficina terá 15 vagas. Estas oficinas serão ministradas em aulas presenciais, em grupo.

 

Clique aqui e acesse o formulário de inscrição

http://bit.ly/FemusgInscricao

 O coordenador geral do Femusg, Patrício Bandeira

Focado principalmente na formação dos músicos da cidade, do Estado e de regiões vizinhas, o Femusg tem direção geral de Patrício Bandeira de Melo, direção artística do maestro Eduardo Lucas e ativação pela Nuvem Content Studio.

 

O Femusg, Festival de Música de São Gabriel da Palha, é uma ferramenta importante de comunicação que de um lado aproxima as  pessoas que querem aprender música, de outro lado resgata a tradição de bandas de músicas civis do nosso estado, bem como a cultura, tradição, folclore e cidadania local.

 

O festival objetiva estimular o desenvolvimento integral da criança e do jovem, enriquecendo suas relações pessoais e minimizar as dificuldades de aprendizagem e comportamento, promovendo integração e desenvolvimento social, relações humanas e interpessoais.

 

Para Patrício Bandeira de Melo, idealizador do festival, “a intenção com a construção deste projeto é nortear as perspectivas em cultura no nosso Estado. Acreditamos com esta iniciativa, estar contribuindo com o avanço e com o progresso da região”

 

Saiba mais sobre as oficinas e professores

 

Regência - Eduardo Lucas – 15 vagas

O maestro e diretor artístico do Femusg, Eduardo Lucas

Participou de inúmeros festivais de música, e correlatos no Brasil e no exterior, como: IV, V e VI Seminário de Regência do Conservatório de Tatuí – Regendo a Banda Sinfônica de Tatuí, IV Semana Internacional de Música de Ouro Branco-MG, I Festival de Música Sarzedo - MG, Festival Internacional de Domingos Martins, Festival Internacional de Coros em Cusco-Peru, Encontro Internacional de Música de Ribeirão Preto-SP, Festival Internacional de Corais de Londrina-PR, International Conference on Performance Studies (Performa) Porto Alegre-RGS, Semana de Iniciação à Pesquisa em Música da FAMES, Semana de Iniciação Cientifica de Montes Claros-MG, I Festival do Vale Música ES Serra -ES, IV Festival de Corais Belo Horizonte-MG e IV Encontro Internacional de Metais da FAMES. Teve aulas com diversos professores conceituados nacional e internacionalmente, como: Nailson Simões, Charles Schlueter E Fernando Dissenha. Nos últimos anos vem desenvolvendo trabalhos editoriais pela sua empresa Tonobooks, onde teve a oportunidade de editar o songbook de choro do compositor Edu Martins, a Rítmica do Brasil do professor Eric Carvalho, A trompa sem mistérios do prof. Ricardo Lepre, Jaceguay Lins: personalidade e obra da prof. Paula Galama, songbook do compositor Maurício de Oliveira, Radamés Gnattali: fantasia brasileira em dois pianos, Acordes na Guitarra do prof. Fábio Calazans, Zabumba Peroá: Notas musicais na Vitória Antiga, songbook das escolas de samba capixaba intitulado Espírito Samba, de sua autoria e outros trabalhos que estão em desenvolvimento. É membro do corpo docente da Fames, ministrando as disciplinas de Informática aplicada à música, História e música, Técnicas e dinâmicas de ensaio para banda e Oficina de editoração de partituras.

 

Flauta - Samanta Santos – 15 vagas

A flautista Samanta Santos

Doutoranda em Práticas Interpretativas, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob a orientação do Prof. Dr. Aloysio Fagerlande. É Mestre em Música – Execução Musical (2014) pela Universidade Federal da Bahia, na classe do Prof. Dr. Lucas Robatto e Graduada em Música – Bacharel em Flauta Transversal (2008) pela Universidade do Estado de Minas Gerais, na classe do Prof. Dr. Fernando Pacífico. Participou em diversos masterclasses com renomados flautistas, dentre Emmanuel Pahud, Norton Morozovicz, Mary-Karen Clardy, Toninho Carrasqueira, Maurício Freire, Rogério Wolf. Realizou concertos com a Orquestra Filarmônica do Espírito Santo – atuando como solista na série “Concertos Itinerantes”, Banda Sinfônica da FAMES e Orquestra Sinfônica da FAMES. É integrante do Corpo Musical da Polícia Militar do Espírito Santo. Possui experiência nas áreas de performance, literatura da flauta transversal, pedagogia da flauta transversal, prática de repertório orquestral e metodologia da pesquisa.

 

Clarineta - Fredmam Fernandes – 15 vagas

O clarinetista Fredmam Fernandes

Bacharel em clarineta pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na classe do professor Maurício Alves Loureiro, Licenciado em Música pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e pós graduado em Regência pela Faculdade do Vale Elvira Dayrell. Participou de master class com professores de renome nacional e internacional como: Paulo Sérgio Santos, José Freitas, Alan Damiens (França), Stephen Reese Walter Boeykens (Bélgica) e o maestro Per Brevig (USA). Participou da Orquestra Sinfônica da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo e, como músico convidado, da Orquestra de Câmara Camerata Sesi. Foi professor de clarineta da Escola de Música Municipal de Divinópolis – MG e da Banda Sinfônica de Venda Nova do Imigrante. Também participou como professor de clarineta no IV Festival de Inverno de Domingos Martins.

 

Saxofone - Lucas Mota – 15 vagas

O saxofonista Lucas Mota

É artista endorser dos saxofones Jansensax (Alto, Soprano e Tenor) e das Boquilhas Borb Oliver. Em 2011 e 2012 participou do Festival Internacional de Música em Domingos Martins - ES tocando com a Fames Jazz Band e Jazz Brasil. Neste mesmo ano, participou com Quarteto Vitória Sax no V Encontro Internacional do Saxofonistas no Conservatório de Tatuí – SP. No início de 2013 participou com o grupo JAZZ BRASIL do curso de Música Brasileira e Jazz na Faculdade Souza Lima(SP). Ainda em 2013 participou do Manguinhos Jazz e Blues Festival com a Fames Jazz Band com a participação especial do Saxofonista Felipe Lamoglia(CUB).  Como professor de música Lucas atua nas escolas: Darwin (Musicalização Infantil) e Alvimar Silva (Professor de Banda).

 

Trompete - Vinicius Novais – 15 vagas

O trompetista Vinicius Moraes

Natural de São Paulo-SP, iniciou seus estudos aos 8 anos de idade e aos 12 anos ingressou na Universidade Livre de Música (ULM), atual Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP), onde se formou no curso de trompete erudito. Durante o período cursado, foi aluno de grandes professores do estado, tais como: Paulo Baptista, Edilson Nery, Edmilson Gomes e Adenilson Telles.  Com 15 anos ingressou em sua primeira orquestra, a Orquestra Mário de Andrade e ao longo dos anos participou das principais orquestras e bandas sinfônicas de São Paulo e do Brasil, tais como: Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, Orquestra Municipal de Guarulhos, Orquestra Municipal de Santos, Orquestra Sinfônica de Sorocaba, Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, Orquestra Filarmônica de Goiás, Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, Banda Sinfônica do Estado de Goiás, Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo e outras. Atualmente é trompetista do Quinteto de Metais Capixaba e trompetista da Banda Sinfônica da Faculdade de Música do Espírito Santo.

 

Low brass, Trombone, Euphonium e Tuba - Cleverson Zavatto – 15 vagas

O músico Cleverson Zavatto

Mestre em Música - Especialização em Tuba na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico Castelo Branco - Portugal (2016), na classe do professor Ilídio Massacote, possui graduação em Bacharelado em Música - Habilitação em Tuba na classe do professor Sérgio Luiz de Jesus, pelo Conservatório Brasileiro de Música CEU-RJ (2013). Tubista da Orquestra Filarmônica de Metais e Percussão do Paraná e do Bachiana Brass Quintet (quinteto de metais), atua também como tubista substituto da Orquestra Sinfônica do Paraná e como tubista freelance em diversas orquestras tais como Orquestra Sinfônica Portuguesa, Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, é também como professor da classe de tubas e eufônios da Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES). Já fez aula com renomados tubistas do cenário internacional e nacional com destaque para Daniel Perantoni, Anne Jelle Visser, David Zerkel, Marty Erickson, David Fedderly, Andreas Hofmeir, James Gourlay, Thomas Leleu, Roland Szentpali e Marcos dos Anjos Jr. É artista Adams.

 

Percussão - Léo de Paula – 15 vagas

O músico Léo de Paula

É músico percussionista, produtor, professor cujas raízes advém do carnaval carioca. Graduou-se bacharel em música com habilitação em instrumentos de percussão pela Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES) no ano de 2013. Recebeu prêmios como o título de “Honra ao Mérito” concedido pela câmara municipal de Vitória-ES em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à população, na ocasião de comemoração do Dia Nacional do Samba de 2016; e o prêmio de 3º colocado no IV Concurso Jovens Músicos- Música no Museu (concurso misto em âmbito nacional) realizado em 2011 na cidade do Rio de Janeiro. Enquanto camerista já se apresentou em salas de concerto de relevância internacional, como Carnegie Hall (Nova Iorque, EUA), Kolarac Hall (Belgrado, Sérvia), Paleiskerk (Haia, Holanda) Purcell Room (Londres, Reino Unido), Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Sala São Paulo, entre outras. Em 2017 realizou turnê nas cidades de Moscou, São Petersburgo e Ufa na Rússia, com reconhecimento nas televisões “Vsya Ufa”, “BSH TV”, “Russia Kultura”, e no portal “Jazz.ru”. Em Vitória, exerce ampla atividade no mercado da música erudita (em óperas e recitais de câmara) e popular (samba, choro, MPB, fusion...)

 

1º Femusg – Festival de Música de São Gabriel da Palha

Quando: 18 e 22 de julho, em São Gabriel da Palha

Oficinas: Inscrições até 08 de junho

Informações pelo femusgmusica@gmail.com

 

Clique aqui e faça a inscrição para as oficinas

http://bit.ly/FemusgInscricao