11/08/2017 09h05 - Atualizado em 17/08/2017 09h50

CRAS NA COMUNIDADE DO BOA VISTA

"CRAS NA COMUNIDADE - BAIRRO BOA VISTA"
Com o objetivo de prestar serviços de assistência social às famílias que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social, a Prefeitura através da Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência, Desenvolvimento Social e Família, realizou na manhã deste sábado (12) de agosto, o Projeto CRAS NA COMUNIDADE, no bairro Boa Vista.

O CRAS é um equipamento público da Proteção Social Básica. É a porta de entrada da Assistência Social, localizado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, onde são oferecidos os serviços de Assistência Social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade.

O programa atende famílias e indivíduos em situação de grave desproteção, pessoas com deficiência, idosos, crianças retiradas do trabalho infantil, pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada - BPC, entre outros.

Principais serviços oferecidos pelo CRAS
O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família: consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva da família, previnir rupturas de seus vínculos, promover seu acesso e usufrutu de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. Prevê o desenvolvimento e aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter prefentivo, protetivo e proativo. O serviço PAIF integra o nível de proteção social básica do SUAS.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos: em São Gabriel da Palha é ofertado para crianças e adolecentes de 6 a 17 anos e para idosos, o atendimento é feito em grupos. Nesses atendimentos são ofertadas atividades artísticas, culturais, de lazer e esporte, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários.

Orientações e encaminhamentos: os cidadãos são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal.

Como ter acesso aos serviços do CRAS?
Os munícipes que necessitarem dos serviços do CRAS podem acessá-lo por demanda espontânea ou por meio de encaminhamento da rede municipal de serviços. Para garantia de segurança, acolhida e escuta qualificada da demanda dos usuários todos os atendimentos são realizados mediante agendamento na recepção do CRAS.

O CRAS está localizado no Bairro Vila Comboni, e o atendimento é de segunda à sexta-feira , de 08 às 17h.