22/04/2020 15h33 - Atualizado em 22/04/2020 16h55

Departamento de Vigilância em Saúde divulga relatório sobre a DENGUE

Nesta quarta-feira (22), de abril de 2020, a SMS (Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Vigilância em Saúde), publicou o relatório com as novas informações a respeito dos casos de DENGUE na cidade. Os números de casos de Dengue aumentou no municipio.
-  ALERTA SOBRE A DENGUE:
O município está passando por um crescente aumento de casos devido à incidência de chuvas intermitentes de dezembro e janeiro no período de verão que é a principal causa do aumento da proliferação do mosquito Aedes Aegypti.  Juntando-se a isso, temos uma grande quantidade de lotes sem o  cuidado necessário por parte dos proprietários, caixas dágua sem tampa e residências com quintais com recipientes e entulhos infestados de larvas do Aedes.
Vale ressaltar que 80 % dos casos de dengue ESTÃO DENTRO DOS DOMICÍLIOS!!!
"As pessoas precisam entender que a dengue é um perigo real hoje, tanto ou mais grave que o próprio COVID-19, e não podem descuidar. É fundamental manter a prevenção e eliminar os focos de água parada para que a circulação do mosquito reduza e os riscos sejam menores”, frisou o Departamento de Vigilância em Saúde.
BOLETIM DO DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE
*Dados Referente a Janeiro até inicio de Abril de 2020, na oportunidade informados pelo Diretor da Vigilância em Saúde  -  Dejair Sarmento.
- O QUE ESTÁ SENDO FEITO:
 - As residências que são encontradas larvas do Aedes são advertidas verbalmente pelos agentes de endemias, se na próxima visista dos agentes for encontrado larvas novamente o responsável pelo imóvel é notificado e havendo persistência será multado se não cumprir o prazo de adequação para evitar a proliferação.
 - Insumos para o combate à dengue para suprir a quantidade enviada pelo Estado foi adquirido em caráter emergencial pela Secretaria Municipal de Saúde para aumentar a eficácia do combate às arboviroses (Doenças causadas pelos arbovírus - artrópodes transmissores de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela).
- O equipamento FUMACÊ ou a FOG (Equipamentos Termonebulizadores) que são agendados no Estado para que o município os use em caso de grande incidência de casos positivos já se encontra no município e o seu uso será de imediato para o controle.
- O trabalho dos agentes de endemias está sendo MAIS INTENSO pois além do trabalho de casa em casa em seus ciclos de trabalho, estão realizando visitas domiciliares em horário especial das 07:00 às 13:00h para assim conseguir "pegar" o munícipe em casa em sua hora de almoço evitando o chamado "imóvel fechado".
-Os imóveis que não são realizados o trabalho com êxito são recuperados sempre que necessário num dia da semana pré agendado.
-Estamos intensificando os atendimentos de denúncias que chegam ao departamento para evitar focos. Denuncias do tipo: Caixas D'água abertas, lixo em quintais, bebedouros de galinhas, pneus, carros velhos e outros. Procura-se pelo dono do imóvel para uma orientação verbal para a limpeza do lote e  o não atendimento será notificado com prazo de cumprimento e a persistência o levará à sanções previstas na legislação municipal.
-Vale ressaltar que os lotes com incidência de mato, casa abandonada, entulhos que não sejam acumuladores de água como telhas, madeira, restos de construção e outros deverão ser comunicados à Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Obras.
- Para terminar o Departamento de Vigilância em Saúde está fazendo um apelo aos munícipes que cuide de suas casas, evite a água parada que possa possibilitar a proliferação do mosquito da dengue, pois assim vai estar contribuindo com os agentes de endemias que sozinhos não conseguem vencer essa batalha. O município agradece, a vizinhança agradece e com certeza isso se reflete nas filas das Unidades de Saúde e no Hospital da cidade que vai ficar com menos atendimentos no que se refere a esse tipo de atendimento.
FONTE:
Departamento de Vigilância em Saúde