06/03/2020 11h58

PROCON de São Gabriel bate recorde em atendimentos no município no início de 2020

Mais de 200 atendimentos foram contabilizados no início do ano de 2020, pelo Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de São Gabriel da Palha. Com este número, o órgão que é vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, comprova que vem ganhando credibilidade junto ao consumidor.

O Procon é um órgão destinado à proteção e defesa dos direitos e interesses dos consumidores, e tem como função a orientação dos consumidores e a mediação de conflitos nas relações de consumo, além de fiscalizar essas relações. Os mais de 200 atendimentos em São Gabriel, é considerado um recorde no município, mostrando a competência do órgão e a necessidade da população em usar o serviço.
Em São Gabriel da Palha, o órgão funciona dentro da Prefeitura Municipal, de segunda a quinta-feira no horário de 12 horas às 18 horas, e na sexta-feira das 07 horas às 12 horas. Tendo como Coordenador, José Maria de Oliveira Junior, e na sua equipe, dois servidores efetivos, um agente fiscal e um escriturário (com graduação em Direito).

“Este ano, o Procon está com um média superior a 100 atendimentos por mês, tendo atendido em janeiro e fevereiro cerca de 217 pessoas. No mesmo período no ano passado foram atendidas 113 pessoas”, pontua o Coordenador do Procon de São Gabriel, José Maria de Oliveira Junior.
Principais demandas
No município gabrielense, as principais reclamações são sobre o desconto indevido no salário de aposentados, reclamações de telefonia (conta mais alta que o valor combinado, alteração de plano sem consentimento), problemas com TV e internet e principalmente, problemas relacionados ao cumprimento da garantia dos produtos.
“O Procon visa combater práticas comerciais desleais, fraudulentas e enganosas, para garantir um mercado justo para consumidores e empresas. A principal função do Procon tem sido mediar conflitos e buscar a resolução de reclamações, diariamente, recebemos muitas reclamações desde produtos defeituosos a publicidade enganosa”, explica José Maria.
“No total, em 2019, foram 741 atendimentos, com mais de 90% de casos resolvidos. A previsão deste ano é que passe de mil atendimentos”, completou o Coordenador.
Serviços
Além do já dito, as pessoas também podem procurar o Procon para tratar de outras situações, como negativação do nome, cancelamento de um plano telefônico ou de TV, renegociação de dívidas e atraso em entregas de produtos.
Fonte: Editora Hoje