-
Institucional
-
Licitações
-
ACESSO À INFORMAÇÃO
Mutirão realizado na Policlínica Municipal Luiz Bono ofereceu consultas, cirurgias e medicamentos gratuitos, em parceria com a UFES, para prevenção ao câncer de pele
São Gabriel da Palha, setembro de 2025 – No último fim de semana, São Gabriel da Palha recebeu o Programa de Atendimento Dermatológico (PAD), realizado na Policlínica Municipal Luiz Bono. A iniciativa ofereceu atendimento gratuito a 380 pacientes, com foco na prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de pele.
A ação foi promovida pela Prefeitura de São Gabriel da Palha, em parceria com a Universidade Federal do Espírito (UFES) e as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde. A iniciativa reuniu profissionais, médicos e estudantes para oferecer atendimento gratuito para a população, que incluíram consultas, exames, crioterapia, pequenas cirurgias e entrega de medicamentos.
Em dois dias de atendimento, foram realizadas 230 consultas, 111 cirurgias e 855 crioterapias. “Ao todo, mais de 40 profissionais do município e uma equipe de 60 pessoas entre médicos e estudantes da UFES foram mobilizados para atender à população gabrielense durante o PAD. Tudo isso para garantir tratamento e prevenção para o câncer de pele”, afirma a secretária Marcella Rossoni Rocha.
A coordenadora administrativa do Programa de Atendimento Dermatológico, Vera Lucia Dttmann Jarske, destacou a importância do projeto. “O PAD é um programa de assistência dermatológica e cirúrgica que vai até o paciente. Ele é atendido, operado quando necessário e já recebe todas as medicações disponibilizadas pelo município. Então, é um projeto que salva vidas”, explica.
“Com ações como essa, conseguimos levar atendimento de qualidade para perto da população, evitando que muitas pessoas precisem se deslocar até outras cidades para ter acesso a consultas e tratamentos especializados”, destaca o prefeito Tiago Rocha.
O evento contou ainda com o apoio do Banestes e do Sicoob. Criado pela UFES em 1987, o PAD tem como propósito promover a prevenção do câncer de pele entre a população mais vulnerável, especialmente em áreas rurais, por meio dos atendimentos gratuitos.